Como tratar e proteger o seu deck de madeira para jardim

Um bonito deck de madeira é o local perfeito para se sentar e relaxar no seu jardim, pelo que vale a pena dedicar tempo para o proteger devidamente. Com um pequeno esforço, pode dar ao seu deck uma nova vida e protegê-lo contra futuros danos climáticos.

Tratar o seu deck exterior com um lasur é uma forma fácil de refrescar a madeira, ao mesmo tempo que oferece qualidade à proteção. Xylazel Lasur Decking Antiderrapante proporciona uma cor rica, semitransparente e com um acabamento duradouro. A fórmula única contém microesferas antiderrapantes invisíveis para tornar o seu deck mais seguro (nunca mais escorregue no deck molhado!) e para proteger a superfície contra a película de algas verdes e o crescimento de bolor.

O trabalho é rápido e fácil de fazer, por isso, de certeza que, em alguns passos simples, o seu pavimento cinzento e gasto ficará renovado e pronto para um Verão de relaxamento. Leia o passo-a-passo abaixo para saber como fazer o trabalho. A continuación compartimos pasos simples y fáciles de digerir para hacer un trabajo fácil y rápido. ¿Tú terraza de madera necesita protección y brillo? Aquí está cómo renovarla...

Ferramentas para fixar um alpendre de madeira

Precisa de:

●Um frasco de produto de limpeza/desengordurante
● Uma mangueira de jardim
● Um balde
● Um abridor de latas de tinta
● Um removedor de tinta
● Uma trincha
● Uma vassoura/escova para esfregar
● Uma lata de Xylazel Lasur Decking Antiderrapante

Vassoura, alpendre de madeira para varrer

Passo 1: Varrer a sujidade e os resíduos

Primeiro, varra a sujidade solta e o pó do terraço do seu jardim com uma escova para esfregar. 
A utilização de uma vassoura e escova para esfregar e varrer o terraço ajudará a realçar novamente a cor natural da madeira. É uma boa ideia usar uma máscara contra o pó para este processo, mesmo quando estiver no exterior.

Deck de madeira

Passo 2: Limpe a madeira

De seguida, elimine a sujidade, as algas, os fungos ou o musgo aplicando um produto de limpeza de madeira adequado e um desengordurante generosamente com um esfregão ou escova para esfregar. Após 20 minutos, pulverize os restos de sujidade com a mangueira e deixe o deck secar completamente antes de aplicar o lasur.

A superfície não deve ter sujidade e deve estar semelhante à cor natural da madeira. É importante limpar bem a madeira para que o lasur penetre uniformemente na superfície quando for aplicado.

Lasur madeira Xylazel

Passo 3: Prepare-se para aplicar

Recomendamos Xylazel Lasur Decking Antiderrapante pois oferece proteção contra os danos causados pelas intempéries, especialmente pelos raios UV e pela chuva. A fórmula contém pérolas antiderrapantes, que ajudam a evitar que a superfície do deck fique escorregadia quando está molhada. Para começar a pintar, abra a lata com o abridor de latas de metal e mexa bem. A remoção correta dar-lhe-á uma cor uniforme durante toda a aplicação, inclusive quando chegar ao fim.

Passo 4: Aplicar a primeira demão

Já está pronto para aplicar a primeira demão de tinta. Basta mergulhar a ponta da escova na madeira, mas não as cerdas todas, para obter uma boa camada uniforme. Certifique-se de que aplica o lasur na direção do veio da madeira para obter um acabamento uniforme e preste atenção aos recantos e às gretas. Depois, deixe secar o lasur durante algumas horas antes de aplicar a segunda demão.

Conselho: a madeira deve ser pré-tratada com um primário protetor adequado para evitar os fungos de podridão, como o Xylazel Primário Extra (preventivo contra carcomas, fungos de podridão e fungos azuis) ou o Xylazel Total Plus, biocida preventivo contra insetos xilófagos, fungos de podridão e fungos azuis, ou o PRIMÁRIO WB, preventivo à base de água contra o insetos carcomas, térmitas e fungos de podridão.

Pintura de deck de madeira com lasur

Passo 5: Aplicar a segunda demão

Quando a primeira demão estiver completamente seca, pode aplicar a segunda. É melhor aplicar duas demãos finas em vez de uma demão grossa e pegajosa. Aplicar demasiado produto de uma só vez pode causar a secagem do produto com uma aparência grumosa e desigual. Mais uma vez, espere que a madeira seque corretamente (a paciência é o segredo!), depois, sente-se e aprecie o seu bonito deck renovado.

varanda de madeira recém-pintada

Os resultados

O seu deck de jardim está protegido contra as intempéries e pode ter a certeza de que não escorregará da próxima vez que chover. Portanto, desfrute relaxando no seu novo deck este Verão...